Páginas

terça-feira, 15 de março de 2016

Lista

O nome desse post deveria ser "Haben Sie brasilienische Cachaça?", mas achei que mostrava demais a minha personalidade pra vocês...a frase quer dizer "Você tem cachaça do Brasil aí?" que foi uma das perguntas que fiz pra um garçom aqui esses dias...deixa pra lá!

Enfim, desde o meu último post de verdade, que foi dia 21 do mês passado, muita coisa aconteceu.  Resolvi resumir tudo numa lista que não tem bem uma ordem...é mais de acordo com o que eu vou me lembrando, mesmo.

1) Sabe essa bala aqui embaixo?  Ela é a melhor do mundo, ou bala boa da pêga, como preferir...



2) Entre fevereiro e março o clima aqui ficou entre -1 e +6 graus.  Que eu me lembre, apenas um dia chegou a +8 graus.  Mas tem feito sol, e isso é o que tem pra hoje :-P

3) A carne vermelha aqui é muito cara, muito mesmo!  Uma bandejinha com 2 bifes custa 5 euros e um prato de carne num restaurante beira fácil os 18 euros.  Em geral, encontra-se muita carne processada com gosto de pano molhado e sódio – detesto! Mesmo assim eu e meu vizinho nos juntamos e compramos uma churrasqueira! Essa cidade nunca mais será a mesma!

Carne na Alemanha tem gosto disso.

4) Quando as pessoas pensam na Alemanha, todo mundo pensa em Chucrute (repolho fermentado), linguiças e cerveja.  Mas não é bem assim, não...comida de rua aqui normalmente é a linguiça com ketchup e curry e o kebab turco.  Não é em toda esquina que você encontra joelho de porco e chucrute.  Eu achava que veria comida típica daqui em toda esquina, tipo como o pastel+caldo de cana no Brasil, mas não é bem assim.  A influência árabe e o fast food americano sim, estão em todos os lugares aqui, e são mais comuns que a linguiça com curry.

"Currywurst", que nada mais é do uma linguiça coberta de ketchup e salpicada com curry.  O que varia é a origem da linguiça e muitas vezes vem com um pão e batata frita.  Alguns são bem bons e lembram um pouco petisco de frente de estádio de futebol em dia de jogo!

5)  A organização irrita.  E olha que eu gosto de ser organizado, hein!  Sabe esse negócio de ir pra um bar e ligar pra um amigo colar na grade?  Isso é impossível aqui.  Tudo é combinado com, pelo menos, 1 semana de antecedência.  Jantares então, são verdadeiros projetos.

6) As alemãs são lindas, mas geralmente não têm bunda nem peito.  De onde eu vim, elas seriam chamadas de "lindas tábuas de passar" hahahaha

Essa aí é a Frida, eu a conheci aqui.  Repare nos lindos olhos azuis que ela possui... :-P

7) Brasileiro está em todos os lugares.  Todos!  Não tem um lugar que eu não fui e não encontrei brasileiros aqui.  A moça que pendura o casaco na balada, a mulher que trabalha no caixa da loja, um estranho num museu, a criança no mercado, etc.

8) Minha professora de alemão se chama Gudrun.  Faça o que quiser com essa informação, mas saiba que é verdade.

9) Falar de problemas na atividade que você conduz não é nenhum problema - o que é ótimo! -, por outro lado acho que nós brasileiros nos sentimos muito "Não mexa no meu queijo!" se alguém faz uma crítica com nosso trabalho.  Estou aprendendo bastante.

10) Quer ganhar um alemão?  Leia 3 ou 4 fatos sobre a cidade de onde ele veio e converse com ele depois...mostre interesse.  Pronto!  Agora você tem um novo amigo, não aceitamos devoluções!

11) Com exceção da carne, alimentos em geral são baratos.  Chocolates como Milka e Lindt são MUITO BARATOS!  Nutella é muito barato.  Iogurtes, massas, queijos, frios, molhos e comida pronta são coisas baratas.  Produtos de limpeza e higiene são bem razoáveis.  Em geral, as coisas são baratas principalmente se o fator qualidade for levado em consideração.  Eu vou fazer um post sobre isso depois.

12) Não acho que alguns tipos de eletrônicos e perfumes valham a pena aqui...mas nunca precisei comprar muito dessas coisas, então não tenho muito o parâmetro.  Dê uma olhada e tire suas próprias conclusões:
Loja de eltrônicos, Saturn: http://www.saturn.de/
Perfumaria Douglas: https://www.douglas.de/douglas/ 

13) No trabalho o alemão é muito concentrado e devo dizer que eu, pessoalmente, comigo mesmo, na minha humilde opinião, pra mim, acho que poderiam ser mais produtivos porque (1) é possível organizar-se muito bem e (2) há tempo disponível.  Mas isso também vai ficar pra outro post.

14) Estou pegando bem o idioma!  Tirando de letra...so oder so vai sair, estou confiante.

 Idioma tá favorável! #sqn

15) Estou acompanhando as manifestações com um pouco de delay, mas estou.  Sou a favor do Brasil e de um país mais limpo e sem PT, apesar de respeitar a opinião de todos. #foradilma #somosmoro #lulanacadeia porque sítio do amigo já deu, né "ministro"?

Por hoje é isso, espero que esteja interessante.  
Se estiver, deixe um recado.  
Se não estiver interessante, sugiro que leia algo que tenha mais a ver com você, como isso - aliás, aproveite a promoção...

Até semana que vem (ou não)!

Tschüss!

terça-feira, 1 de março de 2016

Cartas

Voltei a escrever algumas cartas pra família e uns par de amigos.  Escrever mesmo, à mão.  É no mínimo emocionante...demora aí uns 10 dias mas uma hora chega no destinatário.  Já mandei uns 2 postais e umas cartas...fazia tempo que eu não parava pra escrever uma carta, de verdade.

Em tempos de twits de 140 caracteres, uma carta é, sim, um desafio.  Mas tá saindo.

Quanto tempo faz que você não escreve uma carta?

Esse post é pequeno só pra dizer que eu to me fudendo inteiro e rachando de estudar alemão e estudando pra tirar a carteira de habilitação daqui, mas não esqueci do blog, só tô um pouco ocupado demais :-s

E também é pra deixar essa linda imagem pra você:


Tschüss!

domingo, 21 de fevereiro de 2016

O rádio e a TV: como funciona o serviço por aqui?

Nunca fui muito de assistir TV.  Claro que, como todo bom brasileiro, sei dizer um par de nome de novelas famosas e quando pequeno não perdia a ~Banheira do Gugu~

Uba uba uba ê!

Mas passou e mesmo tendo NET em casa, a gente não assistia mais do que uns 2 programas do Multishow, e blz.
Rádio, por conta do carro, já era mais minha praia.  Saia de casa todo dia ouvindo o Milton Jung na CBN, vez por outra rolava uma rádio Eldorado e até uma Nova Brasil FM, ou o Chupim da Metropolitana - se conseguia, ouvia o Pânico na Jovem Pan na hora do almoço, mas muito raramente.

Daí a gente veio pra cá.  

Aqui, cerca de duas semanas depois de se registrar na cidade, a gente recebe uma carta da ZDF - que quer dizer "Zweiten Deutschen Fernsehen" que seria algo como "Meio televisivo alemão" ou quase! - dando boas vindas e dizendo que será debitado da sua conta o valor de €17,50 por mês pelos sinais de rádio e TV, mesmo que você não tenha TV ou rádio na sua casa.  Essa é a primeira diferença: todo mundo aqui paga pelo serviço de TV e rádio, querendo ou não.

A outra diferença é em relação aos canais públicos e privados.  Na TV há cerca de 30 canais com boa qualidade de som e imagem.  Não existe decodificador e pãnz...o cabo vem da rua direto pra TV e imagem e som já estão em HD (deve ter gente com decodificador, mas nunca vi).  Daí, como eu disse, são cerca de 30 canais.
Desses + - 30, 10 canais são públicos, ou seja, são do Estado.  O resto são canais privados.   

Pra entender na prática, pense que a rede Globo, no Brasil, é um canal privado, assim como o SBT, a Record e a Bandeirantes.  
Os canais públicos que eu conheço no Brasil são a Cultura, a TV Câmara, o canal da Assembléia Legislativa de SP (Alesp), entre outros.

Mas daí, é o seguinte: os canais públicos daqui da Alemanha são muito mais assistidos e populares dos que os canais privados daqui da Alemanha.  A programação é variada e de muita qualidade.

Para exemplo, o "Jornal Nacional" daqui é chamado Tageschau e é um jornal diário nacional do canal público ARD.  É o maior (e melhor) jornal do país.

 
Eu até conhecia uns programas da Cultura, tipo o Roda Viva ou aquele programa da Marina Person, lá, e graças a Deus a Cultura nos deu o Castelo Rá-Tim-Bum, mas falar que a qualidade de som e imagem da Cultura era a melhor, é mentira. 
 
Os maiores canais públicos daqui são o ARD e o 2DF, de conteúdo jornalístico e documentário no melhor estilo Globo Repórter. 

Daí funciona assim: os canais públicos, por serem públicos, quase não têm propaganda.  Can you believe it?  Quando tem, é pouco e só até as 20h.
Pode parecer besteira, mas não é.  Acho que no Brasil os canais públicos quase não tem propaganda também!  Não lembro muito se tinha muita propaganda na Cultura...

O canal infantil mais assistido daqui é o KiKA, que não tem nenhuma propaganda e uma programação super legal pra crianças:

 Canal KiKA

Entre os públicos, ainda tem os de esportes e os de variedades.  


 O Eurosport também é um canal público.  Esse jogo aí é o feminino de Bayern München e Wolfsburg.

O canal ARTE, por exemplo, é uma parceria entre o governo alemão e o governo francês pra veiculação de conteúdo artístico dessas regiões, então tem música, documentários regionais e alguma coisa internacional também.  Tem outros que são mais de gastronomia e entretenimento também:

 Programa de culinária do canal ZDF

Já nos canais privados, a qualidade é boa também, mas é óbvio que entra em cena a questão do lucro da empresa.  Ou seja: propagandas!  Daí é gritante a diferença entre um canal público e outro privado.  Mas alguns canais são muito bons sim, como o RTL, onde passa o ÍDOLOS daqui.


Outros canais privados são focados em cultura, outros são infantis.

É óbvio que os canais públicos não têm propagandas porque acabam por ser pagos pelos 17,50 euros que todo mundo paga, mas aí entra a cultura do pessoal aqui...ninguém reclama, porque a qualidade do canal público chega a ser melhor do que a dos canais privados.

É possível também ter televisão por assinatura da Sky aqui, mas definitivaente não vale a pena para quem não fala alemão: 98% da grade de todos os canais, públicos, privados e por assinatura, são dublados em alemão sem legenda em inglês e muito menos em português.  
É sério: aqui eles passam a vida inteira sem conhecer a verdadeira voz da Angelina Jolie, da Cameron Diaz ou do Jim Carey...tudo sempre é dublado em alemão.    
Mas enfim, tem a opção de assinar Sky pra ter uns dois ou três canais a mais de notícias tipo CNN ou BBC e ter um ou outro canal de filmes em inglês. 
Um amigo nosso assinou e se arrependeu! :(

O rádio é ótimo e com muita música americana.  Algumas rádios parecem simplesmente repetir a programação e as mesmas músicas a cada 10 horas, mas tá valendo.  A qualidade de som é muito boa!  Você escuta música pop alemã, é claro, tipo essa que é uma febre e toca a cada 5 minutos: 

Música se chama Geiles Leben da banda Glasperlenspiel.
 
mas tem música francesa também e muito pop/rock/country americanos.  

Então é isso.  As principais diferenças entre a TV no Brasil e a TV na Alemanha são:
  •  A qualidade da TV pública é inquestionável.  E em relação ao Brasil, muito superior.
  • Aqui se paga mensalmente pelo sinal de TV e rádio, no Brasil não.
 
E quem estiver interessado num post bem legal sobre esse assunto, recomendo o artigo que o Gustl fez no blog dele, que você pode ver clicando aqui.
 
Deixo eu ir lá que vai começar o programa da Sônia Abrão daqui com a Mama Bruscheta daqui.
 
Tschüss!   

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Bruxas, piscina e carteira perdida

No sábado fomos visitar a cidade de Goslar, há 40 minutos daqui de Braunschweig.  

 Olhae que pertin!

A cidade tem várias coisas interessantes e fatos curiosos.  Além de ser a cidade das bruxas aqui na Alemanha, Goslar fica na região dos Herz, uma floresta numa área montanhosa que aparece até no drama "Fausto", do Goethe, que vende sua alma pro diabo.


As bruxas de Goslar, igual sua mãe, aquela Bruxa do Leste...

Lá tem uma mina de mais de mil anos que dá pra visitar - e a gente foi.  Mano, você entra dentro da mina, lá dentro pros aprofundamentos mais profundos da Terra funda...é fucking awesome!

A mina Rammelsberg

Foi muito legal visitar uma mina de verdade.
A única mina que eu já conhecia era a mina daquele capítulo do "Zé da Mina abandonada" do Pica Pau.


Daí voltamos pra casa e fomos conhecer, do alto dos 2 graus de temperatura, a piscina pública aqui perto de casa.
SIM!  FOMOS PRA PISCINA!!!
Na verdade, tem uma "academia" aqui chamada Wasserwelt, perto de casa.  A Wasserwelt tem sauna, academia completa e piscinas pra treino, mas qualquer pessoa pode chegar lá, pagar uma taxa diária de 5,90 euros e usar todo o parque aquático o dia todo ou pagar 2,70 pra usar por uma hora.  Como a gente não conhecia, optamos pela opção de uma hora.
MANO! BAGUIO DA HORA DA PEGA! hahahaha
Olha a área das piscinas:


Tem piscina com correnteza, cascata, ofurô, piscina de 4 metros de profundidade, piscina pra criança, toboáguas, trampolins, camas de bolhas, zás!  Tudo devidamente aquecido e tal.  Estrutura de banho, restaurante, secador de cabelo pra mulhegada e panz!  MEO! Por menos de 3 euros!
Isso sim é popular e acessível!
Você vê, do alto dos 2 graus de temperatura, famílias inteiras indo curtir um sábado na piscina, porque todo mundo pode pagar e porque todos são civilizados pra conviver num ambiente assim.  
De verdade: impressionante!

Daí OK!  Estamos lá, felizes e contentes e viemos embora no sábado a noite.
No domingo a Lais deu falta da carteira dela.  Reviramos a casa e o carro, não encontramos...lá se iam os cartões, as carteirinhas de registro, dinheiro, etc.  Mas decidimos procurar na piscina, porque foi o um dos lugares onde - muito improvavelmente - estaria.
Fui até lá hoje cedo.

A carteira estava lá.
Com TUDO! Cartões, documentos E O DINHEIRO intacto!


Tárra tudo lá!
Daí a moça da recepção disse que alguém encontrou no sábado e devolveu lá na recepção.
Não estou escrevendo isso pra dizer que isso não teria ocorrido no Brasil, nada disso - eu mesmo teria devolvido qualquer coisa que eu encontrasse na rua, ainda mais uma carteira...é ruim perder essas coisas!...mas é pra dizer que eu me surpreendi com o fato de não terem mexido em absolutamente nada e terem deixado no local correto pra devolução.

Sei lá...não quero ser falso moralista nem pregar boa conduta, não é meu papel e nem quero...cada um que tire sua própria conclusão.  Só acho que eu preciso aprimorar meu senso de dever como cidadão e meu senso de justiça enquanto ser humano.

Tamo ae, galero!

Tschüss!