Páginas

terça-feira, 15 de março de 2016

Lista

O nome desse post deveria ser "Haben Sie brasilienische Cachaça?", mas achei que mostrava demais a minha personalidade pra vocês...a frase quer dizer "Você tem cachaça do Brasil aí?" que foi uma das perguntas que fiz pra um garçom aqui esses dias...deixa pra lá!

Enfim, desde o meu último post de verdade, que foi dia 21 do mês passado, muita coisa aconteceu.  Resolvi resumir tudo numa lista que não tem bem uma ordem...é mais de acordo com o que eu vou me lembrando, mesmo.

1) Sabe essa bala aqui embaixo?  Ela é a melhor do mundo, ou bala boa da pêga, como preferir...



2) Entre fevereiro e março o clima aqui ficou entre -1 e +6 graus.  Que eu me lembre, apenas um dia chegou a +8 graus.  Mas tem feito sol, e isso é o que tem pra hoje :-P

3) A carne vermelha aqui é muito cara, muito mesmo!  Uma bandejinha com 2 bifes custa 5 euros e um prato de carne num restaurante beira fácil os 18 euros.  Em geral, encontra-se muita carne processada com gosto de pano molhado e sódio – detesto! Mesmo assim eu e meu vizinho nos juntamos e compramos uma churrasqueira! Essa cidade nunca mais será a mesma!

Carne na Alemanha tem gosto disso.

4) Quando as pessoas pensam na Alemanha, todo mundo pensa em Chucrute (repolho fermentado), linguiças e cerveja.  Mas não é bem assim, não...comida de rua aqui normalmente é a linguiça com ketchup e curry e o kebab turco.  Não é em toda esquina que você encontra joelho de porco e chucrute.  Eu achava que veria comida típica daqui em toda esquina, tipo como o pastel+caldo de cana no Brasil, mas não é bem assim.  A influência árabe e o fast food americano sim, estão em todos os lugares aqui, e são mais comuns que a linguiça com curry.

"Currywurst", que nada mais é do uma linguiça coberta de ketchup e salpicada com curry.  O que varia é a origem da linguiça e muitas vezes vem com um pão e batata frita.  Alguns são bem bons e lembram um pouco petisco de frente de estádio de futebol em dia de jogo!

5)  A organização irrita.  E olha que eu gosto de ser organizado, hein!  Sabe esse negócio de ir pra um bar e ligar pra um amigo colar na grade?  Isso é impossível aqui.  Tudo é combinado com, pelo menos, 1 semana de antecedência.  Jantares então, são verdadeiros projetos.

6) As alemãs são lindas, mas geralmente não têm bunda nem peito.  De onde eu vim, elas seriam chamadas de "lindas tábuas de passar" hahahaha

Essa aí é a Frida, eu a conheci aqui.  Repare nos lindos olhos azuis que ela possui... :-P

7) Brasileiro está em todos os lugares.  Todos!  Não tem um lugar que eu não fui e não encontrei brasileiros aqui.  A moça que pendura o casaco na balada, a mulher que trabalha no caixa da loja, um estranho num museu, a criança no mercado, etc.

8) Minha professora de alemão se chama Gudrun.  Faça o que quiser com essa informação, mas saiba que é verdade.

9) Falar de problemas na atividade que você conduz não é nenhum problema - o que é ótimo! -, por outro lado acho que nós brasileiros nos sentimos muito "Não mexa no meu queijo!" se alguém faz uma crítica com nosso trabalho.  Estou aprendendo bastante.

10) Quer ganhar um alemão?  Leia 3 ou 4 fatos sobre a cidade de onde ele veio e converse com ele depois...mostre interesse.  Pronto!  Agora você tem um novo amigo, não aceitamos devoluções!

11) Com exceção da carne, alimentos em geral são baratos.  Chocolates como Milka e Lindt são MUITO BARATOS!  Nutella é muito barato.  Iogurtes, massas, queijos, frios, molhos e comida pronta são coisas baratas.  Produtos de limpeza e higiene são bem razoáveis.  Em geral, as coisas são baratas principalmente se o fator qualidade for levado em consideração.  Eu vou fazer um post sobre isso depois.

12) Não acho que alguns tipos de eletrônicos e perfumes valham a pena aqui...mas nunca precisei comprar muito dessas coisas, então não tenho muito o parâmetro.  Dê uma olhada e tire suas próprias conclusões:
Loja de eltrônicos, Saturn: http://www.saturn.de/
Perfumaria Douglas: https://www.douglas.de/douglas/ 

13) No trabalho o alemão é muito concentrado e devo dizer que eu, pessoalmente, comigo mesmo, na minha humilde opinião, pra mim, acho que poderiam ser mais produtivos porque (1) é possível organizar-se muito bem e (2) há tempo disponível.  Mas isso também vai ficar pra outro post.

14) Estou pegando bem o idioma!  Tirando de letra...so oder so vai sair, estou confiante.

 Idioma tá favorável! #sqn

15) Estou acompanhando as manifestações com um pouco de delay, mas estou.  Sou a favor do Brasil e de um país mais limpo e sem PT, apesar de respeitar a opinião de todos. #foradilma #somosmoro #lulanacadeia porque sítio do amigo já deu, né "ministro"?

Por hoje é isso, espero que esteja interessante.  
Se estiver, deixe um recado.  
Se não estiver interessante, sugiro que leia algo que tenha mais a ver com você, como isso - aliás, aproveite a promoção...

Até semana que vem (ou não)!

Tschüss!

Nenhum comentário:

Postar um comentário