Páginas

domingo, 21 de fevereiro de 2016

O rádio e a TV: como funciona o serviço por aqui?

Nunca fui muito de assistir TV.  Claro que, como todo bom brasileiro, sei dizer um par de nome de novelas famosas e quando pequeno não perdia a ~Banheira do Gugu~

Uba uba uba ê!

Mas passou e mesmo tendo NET em casa, a gente não assistia mais do que uns 2 programas do Multishow, e blz.
Rádio, por conta do carro, já era mais minha praia.  Saia de casa todo dia ouvindo o Milton Jung na CBN, vez por outra rolava uma rádio Eldorado e até uma Nova Brasil FM, ou o Chupim da Metropolitana - se conseguia, ouvia o Pânico na Jovem Pan na hora do almoço, mas muito raramente.

Daí a gente veio pra cá.  

Aqui, cerca de duas semanas depois de se registrar na cidade, a gente recebe uma carta da ZDF - que quer dizer "Zweiten Deutschen Fernsehen" que seria algo como "Meio televisivo alemão" ou quase! - dando boas vindas e dizendo que será debitado da sua conta o valor de €17,50 por mês pelos sinais de rádio e TV, mesmo que você não tenha TV ou rádio na sua casa.  Essa é a primeira diferença: todo mundo aqui paga pelo serviço de TV e rádio, querendo ou não.

A outra diferença é em relação aos canais públicos e privados.  Na TV há cerca de 30 canais com boa qualidade de som e imagem.  Não existe decodificador e pãnz...o cabo vem da rua direto pra TV e imagem e som já estão em HD (deve ter gente com decodificador, mas nunca vi).  Daí, como eu disse, são cerca de 30 canais.
Desses + - 30, 10 canais são públicos, ou seja, são do Estado.  O resto são canais privados.   

Pra entender na prática, pense que a rede Globo, no Brasil, é um canal privado, assim como o SBT, a Record e a Bandeirantes.  
Os canais públicos que eu conheço no Brasil são a Cultura, a TV Câmara, o canal da Assembléia Legislativa de SP (Alesp), entre outros.

Mas daí, é o seguinte: os canais públicos daqui da Alemanha são muito mais assistidos e populares dos que os canais privados daqui da Alemanha.  A programação é variada e de muita qualidade.

Para exemplo, o "Jornal Nacional" daqui é chamado Tageschau e é um jornal diário nacional do canal público ARD.  É o maior (e melhor) jornal do país.

 
Eu até conhecia uns programas da Cultura, tipo o Roda Viva ou aquele programa da Marina Person, lá, e graças a Deus a Cultura nos deu o Castelo Rá-Tim-Bum, mas falar que a qualidade de som e imagem da Cultura era a melhor, é mentira. 
 
Os maiores canais públicos daqui são o ARD e o 2DF, de conteúdo jornalístico e documentário no melhor estilo Globo Repórter. 

Daí funciona assim: os canais públicos, por serem públicos, quase não têm propaganda.  Can you believe it?  Quando tem, é pouco e só até as 20h.
Pode parecer besteira, mas não é.  Acho que no Brasil os canais públicos quase não tem propaganda também!  Não lembro muito se tinha muita propaganda na Cultura...

O canal infantil mais assistido daqui é o KiKA, que não tem nenhuma propaganda e uma programação super legal pra crianças:

 Canal KiKA

Entre os públicos, ainda tem os de esportes e os de variedades.  


 O Eurosport também é um canal público.  Esse jogo aí é o feminino de Bayern München e Wolfsburg.

O canal ARTE, por exemplo, é uma parceria entre o governo alemão e o governo francês pra veiculação de conteúdo artístico dessas regiões, então tem música, documentários regionais e alguma coisa internacional também.  Tem outros que são mais de gastronomia e entretenimento também:

 Programa de culinária do canal ZDF

Já nos canais privados, a qualidade é boa também, mas é óbvio que entra em cena a questão do lucro da empresa.  Ou seja: propagandas!  Daí é gritante a diferença entre um canal público e outro privado.  Mas alguns canais são muito bons sim, como o RTL, onde passa o ÍDOLOS daqui.


Outros canais privados são focados em cultura, outros são infantis.

É óbvio que os canais públicos não têm propagandas porque acabam por ser pagos pelos 17,50 euros que todo mundo paga, mas aí entra a cultura do pessoal aqui...ninguém reclama, porque a qualidade do canal público chega a ser melhor do que a dos canais privados.

É possível também ter televisão por assinatura da Sky aqui, mas definitivaente não vale a pena para quem não fala alemão: 98% da grade de todos os canais, públicos, privados e por assinatura, são dublados em alemão sem legenda em inglês e muito menos em português.  
É sério: aqui eles passam a vida inteira sem conhecer a verdadeira voz da Angelina Jolie, da Cameron Diaz ou do Jim Carey...tudo sempre é dublado em alemão.    
Mas enfim, tem a opção de assinar Sky pra ter uns dois ou três canais a mais de notícias tipo CNN ou BBC e ter um ou outro canal de filmes em inglês. 
Um amigo nosso assinou e se arrependeu! :(

O rádio é ótimo e com muita música americana.  Algumas rádios parecem simplesmente repetir a programação e as mesmas músicas a cada 10 horas, mas tá valendo.  A qualidade de som é muito boa!  Você escuta música pop alemã, é claro, tipo essa que é uma febre e toca a cada 5 minutos: 

Música se chama Geiles Leben da banda Glasperlenspiel.
 
mas tem música francesa também e muito pop/rock/country americanos.  

Então é isso.  As principais diferenças entre a TV no Brasil e a TV na Alemanha são:
  •  A qualidade da TV pública é inquestionável.  E em relação ao Brasil, muito superior.
  • Aqui se paga mensalmente pelo sinal de TV e rádio, no Brasil não.
 
E quem estiver interessado num post bem legal sobre esse assunto, recomendo o artigo que o Gustl fez no blog dele, que você pode ver clicando aqui.
 
Deixo eu ir lá que vai começar o programa da Sônia Abrão daqui com a Mama Bruscheta daqui.
 
Tschüss!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário